Mensagens principais
- O Brasil tem tomado medidas para melhorar o desempenho do setor de mineração no país. A criação da Agência Nacional de Mineração e a revisão do marco regulatório são duas das principais mudanças no marco institucional e normativo da mineração nos últimos 60 anos.
- O Brasil se beneficiaria ao conceder mais independência à ANM ao alocar os recursos humanos e financeiros adequados à agência.
- As atividades de aplicação de regulamentações e inspeções podem ser reformuladas para incorporar o uso de evidências, TICs e abordagens baseadas em riscos.
- O Brasil se beneficiaria com a promoção da colaboração e coordenação sistemáticas entre as administrações federal e subnacionais (estados e municípios) para garantir a coerência regulatória, reduzir sobreposições e lacunas regulatórias e usar os recursos de forma mais eficiente.
- A ANM poderia liderar o desenvolvimento e implementação de uma política detalhada de simplificação administrativa e redução de encargos para todas as formalidades governamentais no setor de mineração, com ênfase no licenciamento.
CONTATO
Para mais informações por favor entre em contato Manuel Flores, OECD Regulatory Policy Division.